capa-mensagens-de-recomeco

MENSAGENS DE RECOMEÇO

A LAMA NO POÇO

Para que a voz profética de Jeremias fosse silenciada, seus inimigos o jogaram dentro de um poço. Ali naquele lugar, Jeremias experimentou um tempo de solidão e escassez. O poço poderia representar o fim da linha.

Jogaram Jeremias num poço sem água, mas por se tratar de um poço, certamente hávia lama no fundo daquele poço. Nem sempre um poço com agua pode significar um sinal de benção, se tivesse agua no poço, Jeremia teria morrido afogado, mas o poço estava seco, e há algumas vezes que poço vazio nem sempre significa sinal de derrota.

A lama no fundo do poço também pode ter ajudado a amortecer a queda de Jeremias. Um poço vazio, com lama no fundo nem sempre significa o fim, para Jeremias foi o que o salvou.

É nos momentos mais difíceis da nossa vida, momentos esses que podem ser de vazio, de solidão, onde só enxergamos lama por todo o lado, que podem ser os momentos onde Deus pode estar nos ensinando coisas que mudarão a nossa vida.

Um poço vazio, sem perspectiva de futuro, onde até os governos estão confusos, perplexos, é nesses momentos de escassez que podemos estará sendo preparados para as grandes decisões, para a grande virada em nossas vidas.

Aproveite o poço vazio, aproveite o momento de esquecimento, de escassez, de isolamento, para mudar a sua vida, para por as coisas no seu verdadeiro lugar. Para se reencontrar com Deus e com sua fé.

Quando Jeremias foi retirado daquele poço, ele não saiu pior do quando entrou, muito pelo contrario, ele saiu mais corajoso, mais determinado. Pode ter saído de lá sangrando com a queda, sujo de lama, mas mesmo com uma aparência medonha, saiu ainda profetizando com autoridade,tem gente desistindo por causa do poço vazio tem gente triste e sem esperança porque só esta vendo lama, MAS A LAMA NÃO IMPEDIU JEREMIAS DE SER USADO POR DEUS.

Com o que você esta preocupado? Qual o seu medo? ESSE POÇO NÃO PODE CALAR VOCE, ESSE POÇO NÃO PARAR VOCÊ. É nos momentos de fraqueza, de aparentes derrotas, de isolamento, prisões, lama por todo o lado, que as batalhas da nossa vida se decidem.

A SUA HISTÓRIA NÃO ACABOU

João Marcos Era sobrinho de barnabé, filho de uma das duas Marias do capítulo 12 de Atos, ele foi levantando como cooperador de Paulo e barnabé.

João Marcos Acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionaria até Perge,  região da Panfilia, mas dali não seguiu a viagem missionaria, sem explicação ele retornou, e aquilo pegou mal, e fez com que Paulo desprezasse essa atitude dele.

Noutra viagem Barnabé quis levar Marcos numa nova empreitada missionaria, mas Paulo se lembrou do dia que João Marcos o abandonou e recusou o serviço dele.

Por causa disso Barnabé e Paulo discutiram na frente do jovem Marcos. O resultado disso foi que ocorreu uma divisão, Paulo e Barnabé se separam por causa de João Marcos.  Barnabé resolveu não ir também, como quem dizendo: se João Marcos não for, eu também não vou.

Aquele foi um duro golpe para o jovem João Marcos, e isso fez com ele desaparecesse na história, a sua história tinha tudo para ser uma linda historia, mas por causa de um momento de fraqueza, por causa de uma atitude impensada, parecia que ele iria desparecer historia.

João Marcos some da história, mas o tempo passou, e veio o dia que Paulo na prisão se recorda dele. Paulo escreve uma carta à Timóteo e nela pede que ache Marcos e o traga consigo. Timóteo procure o Marcos, Timóteo encontre o Marcos.

É verdade que Paulo o rejeitou, não quis que ele fosse seu companheiro na segunda viagem. Foi duro demais que Paulo não quis dar uma segunda chance a um jovem que havia fracassado, mas a historia de João Marcos não iria acabar daquela maneira.

Anos mais João Marcos surge, agora com mais força do que antes, o melhor planos de Deus para a vida dele ainda estava para se cumprir. João Marcos foi usado por Deus para escrever um dos quatro evangelhos. Um evangelho que leva o seu segundo nome – Marcos.

Quantos João Marcos nascem na fé, se empolgam, se mostram triunfantes, animados, muitos dons, muitos feitos, mas depois se apagam, uma linda história do nada deixa de ser contada, mas Deus não quer interromper a sua história, ele está atrás de você, ele está te procurando.

E ele vai te achar, ele vai te achar no mar do orgulho ferido, ele vai te achar no mar das decepções, escute isso João Marcos, não foi o homem quem te chamou.

A PORTA NÃO SE FECHOU

Você ouve uma voz, quem sabe da sua própria consciência cansada, cheia de dúvidas e medo, essa voz dizendo: desista! Joga tudo pro alto.

Desista – As portas estão fechadas. Desista, nada está dando certo. Desista, nada está saindo conforme você sonhou ou planejou. Desista, você deve ter feito alguma coisa errada, você saiu do proposito, Deus não está nesse negócio.

Desista, se não está dando certo é porque você pecou, ou Deus reprovou isso.
Mas hoje eu vim aqui como boca de Deus para lhe dizer. Nem todos que estão na prova é por causa do pecado. Nem todos que estão dando errado é porque Deus está punindo.

Nem todos que estão vendo seus planos caírem por terra é porque Deus virou as costas. Nem todos que estão com seus projetos estagnados é porque Deus reprovou a sua chamada.

Só você e Deus sabe o que você está passando para se manter de pé. Você ama a Deus, é sincero, esforçado, paga preço, mas esta vendo o fruto do seu esforço.

Você já orou a Deus questionando se ele te chamou mesmo. Já decidiu parar tudo, mas passa o que você passa e está ai, continua tentando, mas está triste. E se pergunta; O que deu errado? O que eu fiz de errado? Muitos por muito menos já desistiram para de ouvir essas vozes, para de se acusar, pare de ser tão duro consigo mesmo. Eu profetizo agora que a partir de hoje você vai enxergar essa situação com os olhos de Deus.

Abra a sua Bíblia, veja o que Deus diz a esse respeito, no primeiro capítulo de Apocalipse lá está escrito que um servo de Deus, o nome dele é João, lá diz que ele foi preso, abandonado numa ilha,  aparentemente o mundo dele ruiu, aparentemente as portas se fecharam, aparentemente o pagamento pelos anos de chamada foi ser esquecido pelo próprio Deus a quem ele servia fielmente, mas veja de novo: o texto sagrado diz que João foi preso por causa do testemunho e por causa da Palavra.

Paulo e Silas também foram presos por causa da Palavra. Jeremias foi preso por causa da Palavra. Jose foi preso porque era fiel a Deus, Sadraque, Mesque e Abedenego foram lançados na fornalha por causa da fidelidade a Deusa. Daniel foi lançada na coca dos leões por causa da fidelidade a Deus.

Você é o que por causa da Palavra. Você faz o que faz por causa da sua fidelidade. Você passa o que passa por causa da palavra.

Não é porque Deus virou as costas pra você! Não é porque você esta no pecado! Não é porque Deus rejeitou a sua chamada.

Nem todos estão preparados para ir aonde você vai. Nem todos estão preparados para ser o que você é.

A tua historia não parou de ser contada porque você esta passando o que esta passando. Você não percebe, mas esse é o seu melhor momento.

O BARRO QUE SE ESTRAGOU

O profeta Jeremias era filho de Hilquias, Foi um profeta da cidade Benjamita de Ananote, talvez tenha sido descendente do profeta Abiatar, que serviu o Rei Davi. ele foi chamado quando tinha cerca de 18 a 20 anos de idade.

No livro de Jeremias, Capitulo 18, Deus conduz o profeta a visitar uma olaria e observar o trabalho de um oleiro. A visão do profeta, serviria de mensagem para toda nação de Israel: Deus, O Oleiro. Israel, o barro. A roda do oleiro, o tempo.

Jeremias viu que enquanto o oleiro trabalhava o barro, o barro se quebra nas mães dele, mas em vez de jogar o barro fora e pegar outro, o oleiro aproveita o mesmo barro e recomeça o processo de moldagem do vaso.

Mas por que o oleiro quis reutilizar o barro? Fiquei curioso e pesquisei sobre isso, e a descoberta que fiz foi que em seu estado bruto, o barro não serve para manuseio, na roda de oleiro.

Precisa, passar por todo um processo para se tornar elástico, para modelagem:

Da muito trabalho e demanda tempo preparar um barro antes de ir para a roda do oleiro.

 Colhe-se o barro, peneira, mistura com água, deixa de molho para livrar das impurezas e depois é pisado até sair todas as bolhas de ar.

Esse barro é o pecador, cheio de impurezas, antes um barro, no estado bruto, chega a “Olaria” para ser trabalhado.

É por isso que igreja não pode ter lata de lixo, se o barro quebrar, ele já foi escolhido e trabalhado, se quebrar, o oleiro usa o mesmo barro para por na roda e refazer o vaso.

Você que se desviou, não sabe quanto trabalho deu para o oleiro, o oleiro é Deus, e ele já decidiu, o barro se estragou, mas eu não vou descartar ele

Você não quer saber de igreja, não gosta mais de culto, vive com essa desculpinha esfarrapada que ora em casa, serve a Deus em casa, que não está desviado, só está parado, não quer compromisso, vai na igreja quando quer, e isso se ainda for

Você é o barro que estragou, mas eu tenha uma boa noticia pra você, mesmo estragado, Deus não desistiu de você, você ainda continua nas rodas do oleiro.

Mesmo bem diferente daquele crente no primeiro amor que amava ir aos cultos, amava fazer a obra, tomava ceia, não perdia um evangelismo, não saia de vigílias, vivia subindo nos montes, mas agora ta estragado, ta gelado espiritualmente.

 Eu tenha boa notícia, o oleiro não vai descartar você, as rodas dele continuam girando, e ele vai usar o mesmo barro para fazer um vaso do jeito que ele quer, veja o que o versículo 4 do capítulo 18 de Jeremias diz:

Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. 

Deus vai reaproveitar o mesmo barro estragado para fazer o vaso do jeito que ele quer, e não do seu jeito. O barro pode estar estragado, mas isso não significa que o vaso vai ficar feio, O vaso vai ficar igualzinho ou melhor do que era antes.

O CABELO ESTA CRESCENDO

Sansão foi um dos grandes Juízes, um dos chefes que Deus suscitou ao seu povo no período entre a morte de Josué, e o início da monarquia de Israel.

Havia na tribo de Dá um casal estéril, ao qual um anjo apareceu por duas vezes, predizendo o nascimento de um filho. Seria consagrado ao Senhor desde o seio materno (nazireu); deixaria crescer os cabelos. Seria o defensor de sua gente contra os filisteus inimigos.

Então nasce Sansão, ele cresceu, abençoado pelo Senhor, que lhe dava energia e vigor físico fora do comum. 

A força de Sansão ao contrario do que muitos pensam, não estava em sua cabeleira. a sua força extraordinária lhe provinha diretamente de Deus. Os cabelos grandes eram apenas o sinal do seu nazirado ou pacto. A perda dos cabelos significaria que ele desprezou o pacto e a fidelidade a Deus.

Ele era tão forte que matou um leão com as próprias mãos.

Ateou fogo no campo dos filisteus usando 300 raposas; matou mil filisteus com uma queixada de jumento.

Mas com toda essa força, ele deixou o pecado encher o seu coração, um homem que Deus levantou com um poderoso dom e um grande proposito, livrar uma nação inteira

Como não havia governo organizado em Israel nessa época, os cananeus vizinhos aproveitavam-se disso para atacar e oprimir o povo. 

Os filisteus, por sua vez, haviam capturado a Arca da Aliança, incendiaram Silo e milhares de israelitas perderam a vida (1Sm 4:1-11). O povo de Israel ficou tão desmoralizado e se submeteu ao jugo filisteu, não havia ninguém por eles, ate que Deus levanta Sansão.

Um homem tão forte, tão poderoso, tão cheio do Espirito, tão usado por Deus, a esperança havia voltado, mas um simples pecado, um desejo carnal derruba o grande homem de Deus.

Aquele em que toda uma nação subjugada depositava sua esperança estava caído. Ele permitiu que uma prostituta arrancasse seus cabelos, uma prostituta seu voto, ou quem sabe, um site ou revista pornográfica arrancou sua aliança com Deus.

Mas espere, nem tudo está perdido, a história desse nazireu, a vida glorias e desonras desse homem forte por fora, mas fraco por dentro, pode ser a história de muitos que hoje já julgamos caídos, muitos que apontamos; Deus o usou, mas agora que caiu, nunca mais vai se levantar.

Não duvide de um homem que já fez aliança com Deus, não duvide de quem Deus já usou, você o vê agora, com os olhos arrancados e escravizado pelos filisteus, mas você não vê, o cabelo dele está crescendo.

Nós podemos abandoná-los, mas o cabelo dele está crescendo, a história dele não acabou.

Você pode estar passando um momento de fraqueza, mas Deus sempre da uma segunda chance. Nem você e nem o seu inimigo percebeu que o seu cabelo está crescendo.

O resultado disso é que Sansão matou mais gente quando estava sem visão do que quando no auge, você ainda vai pregar mais do que já pregou, você ainda vai fazer mais do já fez, ir mais longe do que já foi.

 

TA MORTO, MAS TEM NOME

Lázaro, irmão de Marta e Maria, ficou enfermo. Marta e Maria (a que enxugou os pés de Cristo após ungi-Lo com um unguento caríssimo) enviaram mensageiros a Cristo para avisá-Lo da condição de Lázaro, dizendo: “Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas” (Jó 11:3).

No terceiro dia Jesus disse aos discípulos que retornariam para a Judeia,  cidade de Betânia fica a uma distância de três quilômetros de Jerusalém onde Jesus estava (Jó 10:22), e ao chegar na cidade de Betânia, já fazia quatro dias que Lázaro havia sido sepultado (Jó 11:17). A morte de Lázaro fez com que muitos Judeus fossem à Betânia prestar as suas condolências à Marta e Maria (Jó 11:19).

Os Judeus que vieram a Betânia consolar Marta e Maria, ao ver Maria sair apressadamente, pensaram que ela fosse ao túmulo chorar e seguiram-na (Jó 11:31).

Quando Maria chegou junto a Jesus, caiu aos seus pés e declarou: – “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (Jó 11:32). Ele disse a verdade; se Jesus estivesse em Betânia, Lazaro não teria morrido, se Jesus estivesse na sua vida você não teria morrido na fé. Ministerialmente,

Quando viu Maria chorando jogada aos seus pés, e que os Judeus que acompanhavam Maria também choravam, Jesus comoveu-se, o que O perturbou (Jó 11:33).  Ninguém suporta ver uma pessoa querida morta, ninguém suporta ver uma pessoa amada jogada pelo canto, falida, destruída emocionalmente, viva por fora, mas por dentro com a esperança morta.

S sepultura onde puseram lazaro era uma caverna e a sua entrada era tampada com uma enorme.

Jesus manda que tirem a pedra, Marta se antecipa e avisa: – “SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias”. Para Marta a pedra posta estava servindo ao propósito em que fora colocada: impedir a saída do mau cheiro.

As pessoas colocam pedra na sepultura porque não querem sentir o mau cheiro do morto, quem morrer não deve mais trazer transtornos, muitas mortes são desejadas, muitos dizem: tomara que ele morra, se ele morresse nos daria descanso, e quando ele morrer vamos por uma pedra para não sentirmos mais seu cheiro, vamos por uma pedra no seu passado, vamos se esquecer dele.

Jesus não atende a Marta, ele manda tirar a pedra. Quem botou a pedra, tire

Quem enterrou ele, desenterre, você mesmo que pôs a pedra, que não que quer da uma chance a ele, quer esquecer ele, você que julga, amaldiçoa, condena, é você mesmo – tire a pedra.

E na presença da multidão de curiosos Jesus grita o nome do morto – Lazaro saia para fora.  Veja, Jesus gritou o nome dele, ele não chamou de defunto, de passado de derrota, de homem sem direito as novas oportunidades, ele chamou pelo nome dele.

Ele ta morto, mas ainda tem nome. Ele está morto, mas para jesus ainda é alguém. Ele pode ta morto, pode ta agora nos botecos, nas drogas, desviado, mas para Jesus ele ainda é importante.

Deixe um comentário